segunda-feira, 28 de maio de 2012

Síndrome de abstinência do Facebook


O cara virou pra mim e falou mais ou menos assim: 
- Eu estou viciado. Não consigo mais viver sem consultar o Facebook o tempo todo. Meus dedos ficam nervosos. Eu me pego nas reuniões com as mãos sob a mesa, mirando o celular com um olhar de lado, respondendo o Facebook. Me distraio mandando mensagens. Meu chefe já me pegou no flagra várias vezes. Um dia eu esqueci o celular em casa e passei mal o dia todo, com ansiedade, achando que as coisas estavam acontecendo e eu estava por fora. Senti até tremedeira.
Você pergunta: quem é esse cara?
Eu respondo: um colega. 
A história, apesar de engraçada (Me permiti usar palavras diferentes daquelas usadas por ele, mas entendi na forma acima), ilustra um dos males atuais da nossa vida diária: a sensação de que estamos constantemente perdendo alguma coisa ou, no mínimo, que estamos desatualizados. (Não conhece? Separa um tempo para escarafunchar essa pesquisa porque vale a pena ou pelo menos veja o vídeo no final do texto), mostra de forma contundente um aumento significativo no tempo que todos nós gastamos nas mídias sociais, que hoje são rivais inquestionáveis das mídias tradicionais, com alto impacto de influência na percepção e consumo do cidadão, bem como nos negócios. Ou seja, se você se sente ansioso em entrar nas mídias sociais várias vezes ao dia, fique tranquilo porque você não está só. 
  Profissionais de marketing e comunicação, essa nova realidade parece confrontar radicalmente com a forma como fazemos marketing e comunicação nas empresas. As agências de publicidade estão se virando para construir uma ponte entre o marketing tradicional e o novo marketing. Consumidores parecem cada vez mais se afastar da mídia tradicional e dos websites das empresas por proverem uma experiência unidimensional, pobre, quando comparados à pluralidade e velocidade das mídias sociais. 
As marcas precisam encontrar seus atuais e potenciais clientes nos espaços sociais on-line, porque é ali que rolam as coisas. É ali que a ansiedade do meu colega é saciada e que os jovens encontram suas comunidades. É entendendo a experiência social de seus clientes e consumidores que as empresas conhecerão esse novo ser humano conectado, que é trabalhador, consumidor, cidadão e influenciador, tudo ao mesmo tempo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário